Traits-d’Union é um duplo mandato consular coletivo representado por Mélanie Montinard e Tulio Matencio na 2ª circunscrição eleitoral do Brasil (RJ, MG, ES), e por Frédéric Laplace na 3ª circunscrição eleitoral (SP e Sul do Brasil).

Em torno destes representantes eleitos, dezenas de compatriotas residentes no Brasil, de diferentes sensibilidades de esquerda, são mobilizados. Para alguns deles, este é o seu primeiro compromisso para com o interesse geral da comunidade e nós prestamos-lhes homenagem.

A nossa eleição em Maio de 2021 é o fruto desta mobilização cidadã e interpartidária impulsionada pelo desejo de fazer política de forma diferente. Estamos empenhados na construção de uma democracia local ativa, na defesa dos direitos civis e dos serviços públicos, e na necessária adaptação do nosso sistema de produção e consumo devido à emergência climática.

Estamos convencidos de que todos têm um lugar na coletividade e devem participar nela, já que, para que a democracia viva, é necessário um povo empenhado e mobilizado diante de líderes responsáveis e capazes de mudar as coisas. E é neste sentido que nos dirigimos a todos os cidadãos Franceses das nossas circunscrições eleitorais tendo em vista às eleições presidenciais do próximo mês de abril.

O último relatório da ONG OXFAM revela que na França, durante a pandemia, os bilionários ficaram 175 biliões de euros mais ricos, o que corresponde ao dobro do orçamento do hospital público francês. A França é agora o lar de 9 milhões de pessoas pobres, 8 milhões de pessoas que dependem da ajuda alimentar e 12 milhões de pessoas que sofrem de frio nas suas casas. Os impactos da crise climática multipliquem-se exponencialmente, mas nenhum líder é hoje capaz de impor uma mudança no sistema de produção e de acumulação de recursos necessários para salvar o nosso planeta.

O governo gaba-se de ter gasto 200 milhões de euros para ajudar os cidadãos franceses que vivem no exterior. Embora estas ajudas tenham efetivamente respondido a situações difíceis numa situação de urgência, elas foram distribuídas fora de qualquer órgão consular deliberativo existente, sem envolver representantes eleitos, e no contexto da desvinculação mais maciça do Estado no estrangeiro na história. Sujeitos a uma redução dos seus efetivos em cerca de 10% da sua massa salarial (programa de Ação Pública 2022), os nossos consulados estão ainda saturados e incapazes de responder adequadamente à demanda dos nossos concidadãos. E se as grandes empresas francesas estabelecidas no exterior receberam ajuda financeira significativa no quadro da “France Relance”, as pequenas e médias empresas dirigidas no exterior pelos nossos compatriotas não vislumbraram nada.

Não queremos a continuidade desta forma de governar! Para além de aumentar as desigualdades e a redução contínua dos fundamentos do nosso Estado de direito, ela é também a causa do crescente desinteresse dos nossos cidadãos pela democracia, tanto na França como no exterior. A abstenção de uma grande parte do povo francês é apenas mais um sinal de que é tempo de tornar as nossas instituições mais transparentes, menos elitistas e mais participativas.

Defendemos um verdadeiro programa de redistribuição da riqueza que fortaleça o nosso modelo universal de proteção social e um serviço público forte. Consideramos que é urgente dar sentido ao trabalho e avançar na gestão coletiva de bens comuns, como a água, a terra, mas também o conhecimento. Para nós, a preservação da biodiversidade e da vida é uma prioridade para a nossa civilização.

Em virtude das nossas escolhas de vida, estamos visceralmente apegados à multiplicidade de culturas. O aumento exponencial do discurso do racismo e do ódio em França, alimentado pelos dois candidatos de extrema-direita, é para nós motivo de grande preocupação. Esta não é a França que reivindicamos.

Queremos uma sociedade solidária e comprometida com a justiça social e ambiental. Neste sentido, chamamos todos a se inscreverem nas listas eleitorais antes de 2 de Março e a irem às urnas nos próximos dias 9 e 23 de Abril.

Inscrição nas listas eleitorais

Se desejar fazer uma procuração ou informar-se sobre os diferentes candidatos de esquerda (em ordem alfabética):

Anne Hidalgo (Parti Socialiste) : site oficial de campanha | site do comité dos Franceses no exterior

Yannick Jadot (Europe Ecologie Les Verts) : site oficial de campanha| página do comité América do Sul

Jean-Luc Mélenchon (Union Populaire) : site oficial de campanha | comité dos “insoumis” de Rio, Minas et Sud Brésil

Philippe Poutou (Nouveau parti Anti-capitaliste) : site oficial de campanha

Fabien Roussel (Parti Communiste Français) : site oficial de campanha | site dos Franceses no exterior